quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Regras do Basket

Airball
É um nome elegante para aquele arremesso patético que não chega nem a tocar o aro.

Ala
Jogador que faz os arremessos de média e longa distância. É normalmente aquele que faz mais pontos, juntamente com o pivô.

Armador
Esse é o jogador que dirige o time e é quem fica mais tempo com a bola nas mãos; é o armador que passa as ordens do treinador para o time, além de organizar jogadas ofensivas e realizar os contra-ataques.

Assistência
É o passe que possibilita a seu companheiro de equipe fazer a cesta. Na maior parte das vezes, este passe é dado pelo armador, por sua posição e característica de jogo.

Bandeja
É a ação de ataque que permite que o jogador dê 2 passos sem bater bola dentro do garrafão. Tem esse nome pois o atleta leva a bola como se estivesse segurando uma bandeja.

"Deu Bico"
Arremesso que bate no aro. Um pouquinho melhor que o "airball", mas ainda não é o ideal...

Bola Presa
Ocorre quando dois jogadores pegam a bola ao mesmo tempo, e nenhum deles está disposto a soltá-la.

CBB
Sigla da Confederação Brasileira de Basquete.

Cesta de quadra
Arremesso que vale 2 pontos.

Cesta de três Arremesso que vale 3 pontos e que tem de ser executado antes da linha do três, que fica a 6,25m da tabela. Na NBA essa distância é de 7,24m.

Cestinha
Jogador com maior número de pontos anotados em uma partida.

Chorar
Dá-se quando a bola resolve deixar todo mundo aflito no ginásio e resolve ficar rodando no aro antes de entrar (ou não entrar) na cesta.

Chuá
Arremesso que entra direto na cesta. Sem choro, sem tocar o aro. Se você já teve o prazer de um arremesso tão emocionante, você sabe por que tem esse nome.

Corta-luz
Ocorre quando um jogador coloca-se à frente de um adversário impedindo que este marque um companheiro de sua equipe.

Enterrada
Jogada em que o atleta toca ou até se agarra ao aro depois de "enfiar" a bola na cesta. A enterrada tem um efeito psicológico muito interessante: este lance pode destruir ou levantar o moral de uma equipe.

Gancho
Lance em que o jogador, de costas ou de lado para a cesta, arremessa a bola por cima da cabeça com o braço em forma de "gancho".

Garrafão
Procure algo parecido com uma garrafa no desenho da quadra. Achou? Se sim, você está vendo coisas demais. Na verdade o garrafão não parece nada com uma garrafa, ele é uma zona da quadra, em forma de trapézio com um círculo na ponta, localizada dentro da linha dos três pontos.

Infiltração
Jogada individual em que o atleta tenta superar a marcação adversária e fazer a cesta.

Lance livre
Arremesso que vale um ponto. São concedidos dois lances livres para aquele jogador que sofrer falta durante um arremesso de quadra, e três para aquele que estiver tentado uma cesta de três. O lance livre é cobrado da linha que divide a cabeça do garrafão.

Marcação individual
Também conhecida como homem-a-homem, este tipo de marcação faz com que cada jogador de uma equipe marque especificamente um dos jogadores adversários, com ou sem a bola. É o único tipo de marcação permitido na NBA.

Marcação por zona
Este tipo de marcação faz com que um jogador seja responsável por uma certa área da quadra. Esta prática é proibida na NBA.

Mesário
É o coitadinho que tem o dever de anotar tudo que acontece na partida: quem fez o ponto, quem cometeu a falta, quem pediu tempo...TUDO. O duro é entender as mímicas do juiz...

MVP
Sigla em inglês para "Most Valuable Player" (Jogador Mais Valioso), é o título dado ao melhor jogador da temporada da NBA.

NBA
National Basketball Association (Associação de Basquete Nacional). Entenda-se Associação NORTE-AMERICANA de Basquete. É o melhor, mais bem organizado, mais assistido e mais importante campeonato do mundo. É também aquele que movimenta mais dinheiro.

Ponte aérea
Um jogador joga a bola para o alto e perto da cesta. Um outro jogador da mesma equipe pega a bola (no ar) e enterra. É lindo!

Pivô
É o jogador mais alto da equipe. Sua função é bloquear, pegar os rebotes e marcar pontos em cestas de curta distância.

Rebote
Recuperação de uma bola que não entrou na cesta. Pode ser tanto no ataque quanto na defesa.

Recuperação
Ocorre quando um jogador rouba a bola do adversário e inicia um ataque.

Tempo
É aquele intervalozinho solicitado quando o técnico estressa com a equipe ou quando quer combinar alguma jogada ensaiada. Lógico que não se pode pedir tempos indiscriminadamente. Cada campeonato tem o seu limite.

Toco
Bloqueio de um arremesso adversário. Esta jogada só é válida se ocorrer quando a bola estiver na ascendente (subindo). Caso contrário, os pontos do arremesso serão computados para a equipe que arremessou.

WNBA
É equivalente à NBA, só que com mulheres jogando (W = Women, mulheres, em inglês).

Zona morta
Área da quadra situada nas laterais mais próximas à tabela. É "morta" pois o ângulo de visão do arremessador fica muito restrito.

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